Coisas de Filosofia para crianças

- 15.11.13

Já há algum tempo que defendo a importância de levar a Filosofia às Crianças. Eu sei que o nome Filosofia costuma assustar um bocadinho, há sempre pais e professores que recordam os seus professores monocórdicos, às vezes loucos, do liceu, e que acham que a Filosofia é mais uma das grandessíssimas secas do ensino.
O nome Filosofia vale o que vale. Por mim podem chamar-lhe outra coisa qualquer. Ou podem nem lhe chamar coisa nenhuma. Desde que ponham as crianças a pensar.
Andamos todos a precisar de pensar, na verdade. De parar. De nos questionarmos. De pormos em causa o que já não nos serve e/ou não serve à Humanidade e inventar novos modelos. Mas é sobretudo nas crianças que temos de incutir esse espírito, para que não cresçam na apatia que tomou conta de nós. Temos de as fazer acreditar que o mundo será delas e que elas o poderão construir de outra maneira qualquer, com outros paradigmas, modelos, sistemas, organizações. O que lhes demos não nos serviu, nunca lhes poderá servir a elas. E é fundamental que elas treinem essa capacidade de questionarem e reiventarem mundos melhores.

Dia 21, estarei a discutir o assunto com quem percebe dele mais do que eu. Estou entusiasmadíssima. E prometo contar aqui as conclusões a que chegar...

You May Also Like

2 comentários

  1. Querida Sara.
    O seu entusiasmo é contagiante e espero que neste encontro, possamos partilhá-lo.
    Por mais estereótipos que possamos ter, a favor ou contra, é de filosofia que se trata, nas sessões de Filosofia com Crianças.
    Acompanhar um pensamento a desabrochar, um argumento a ganhar forma, a escuta activa e o respeito pelo outro a serem interiorizados, em crianças com cinco anos, continua a emocionar-me quotidianamente. Enquanto houver crianças a pensar de forma livre e autónoma, estaremos todos mais seguros da sociedade em que queremos viver.

    Um abraço carinhoso,

    Ana Aires Breysse

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, Ana. Se há algo em que acredito, é nos frutos do questionamento com liberdade e da resolução com criatividade. Se conseguirmos incuti-lo na nova geração, teremos seguramente um mundo melhor no futuro.
    Retribuo o abraço e o carinho. E até dia 21!

    ResponderEliminar