Coisas de textos com limite

- 22.11.13

- Então, Afonso, como correu o teste de Português?
- Era fácil, mas o texto não correu como eu queria. Ia bem lançado, mas depois vi no enunciado que não podia ter mais do que 140 palavras. E eu já ia nas 180 e tal!
- Então e depois?
- A professora vai perdoar-me o que eu fiz a mais. Mas o texto não vai ficar tão bom, porque estava a ir todo ao mesmo ritmo, e depois tive de lhe dar um fim acelerado.

Gostei de o ver falar no ritmo do texto (e, para mim, não há um bom texto que não tenha um ritmo próprio). Mas não compreendi o porquê de composições com limites de palavras no 5º ano. Eu até acho que o limite de palavras é um bom exercício para trabalhar o poder de síntese. Mas no 5º ano não seria melhor fomentar o "dá largas à tua imaginação"? O "escreve o mais possível e liberta tudo o que tens em ti"?

You May Also Like

3 comentários

  1. Completamente Sara! mas quem disse que o sistema de ensino fomenta a criatividade das crianças? Não, formata-as de acordo com o estabelecido.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, e é uma pena, porque os mais novos vão precisar mais do que nunca de criatividade, para lidar com os desafios que os esperam. Vejo muitos professores a tentar dar o seu melhor, nesse sentido, mas a verdade é que os programas são tão extensos, as metas tão rígidas, e os exames são tão castradores, que até a melhor das intenções se dilui...

    ResponderEliminar
  3. Realmente...
    Deviam dar graças por terem alunos com tanta fluidez de composição no 5º ano!!!

    ResponderEliminar