Coisas de criatividade ao serviço das nossas vidas

- 24.3.14

No sábado passado convidaram-me para dar um pequeno workshop sobre "Criatividade ao serviço da nossa vida", em Reguengos de Monsaraz, onde estava a decorrer uma Festa da Família. Foi por acaso, mas nem de propósito estou para lançar um livro sobre o tema, por isso as ideias até estavam bem frescas na cabeça... mas lançar ideias com a filharada à nossa volta, tentando ajudar, foi o maior desafio da tarde!

- A Nonô não largava o microfone, lançando sorrisos e procurando o protagonismo que a leva a cantar e dançar em cima da mesa, cá em casa, para quem quiser ouvir (e ela canta bem alto!).

- O Sebastião contribuía com ideias e mais ideias e mais ideias, quando eu efetivamente as pedi. Mas a ideia era mesmo que todos participassem, e que eu não enchesse uma folha só de ideias dele...

- O Dudu fazia tentativas para mexer nos botões da aparelhagem e depois resolveu fazer gincanas pelo espaço.

Resumindo... muita galhofa dos presentes e muitos cabelos em pé da mãe, que a dada altura teve de lançar um SOS aos avós, que levaram a filharada mais nova a dar um pequeno passeio para sossegar os ânimos...



A família é feita destas coisas, e ainda bem que assim é. Mas a vida é feita de muitas mais, e também houve espaço para elas, no dito "workshop". Não chegando o tempo para muito, falámos sobre a importância de:

- PARAR - Parar para pensar, para analisar, para sonhar e para decidir. Quanto tempo por dia dedicamos a isso, se no pouco tempo que nos sobra nos colamos à televisão, ao computador ou tudo o mais que nos faça esquecer que mais um dia passou e outro virá a seguir?

- OLHAR PARA O PASSADO - Com verdadeiro sentido crítico, que se liberte das armadilhas do ego (que tantas vezes nos leva a pensar que nós é que estamos sempre bem e os outros todos mal) mas também da excessiva vitimização (errar é só uma oportunidade para aprender, e quem mais erra mais hipóteses tem de acertar numa oportunidade seguinte).

- OLHAR PARA O PRESENTE - Com capacidade de perspetivação. Quem somos, na verdade, para além daquilo que fazemos, do que ganhamos, da vida que aparentamos... Quem somos e até que ponto estamos a ser verdadeiros connosco próprios no nosso dia-a-dia?

- OLHAR PARA O FUTURO - Com capacidade de sonhar. Que sonhos deixámos pelo caminho? O que ainda gostávamos de ser e fazer? O que nos falta? Será assim tão difícil ser mais feliz amanhã (um bocadinho que seja) do que sou hoje?

- PLANEAR A AÇÃO - É verdade que não está tudo nas nossas mãos. Mas está muito mais do que tantas vezes fazemos crer. Sonhar é maravilhoso. Mas o que nos faz felizes é partir do sonho à ação. À concretização. O que posso fazer para ser mais feliz amanhã? Aqui a CRIATIVIDADE é uma peça fundamental, e o Brainstorming uma ferramenta possível.


- MOTIVAÇÃO - Para fomentar o espirito de resiliência. O que posso fazer para me motivar? Para não desanimar perante os obstáculos que vão surgir? Para continuar a tentar todos os dias?


As ideias são básicas, na verdade. O difícil é mesmo pô-las em prática. Mas há que tentar... Porque a vida é ou pode ser uma grande aventura, uma grande escola e uma panóplia de oportunidades para experimentarmos aquilo que pode fazer de nós pessoas melhores e mais felizes.

(umas fotos da grande "confusão", aqui)

You May Also Like

0 comentários