Coisas de Hora da Terra

- 30.3.14

E depois de uma noite especial, a experimentar ioga e a ouvir o estrondoso som das taças tibetanas, na nossa primeira Hora da Terra ao som das velas, tive uma boa conversa com os meus filhos mais velhos sobre o estado em que está o planeta e o que nos toca a todos fazer por ele. Falámos de poluição, de desrepeito e desresponsabilização, de consumismo.
Claro que, chegando a casa, ligámos as luzes para ir para a cama, fizemos a higiene com os produtos normais e deitámo-nos nos lençóis de sempre, que amanhã serão lavados na máquina de lavar. Mas se calhar ligámos e desligámos a luz com outra consciência, olhámos duas vezes para os produtos que usámos na nossa higiene, e quando os meus filhos amanhã passarem pela máquina de lavar a roupa a caminho da escola, entenderão melhor porque troquei todos os detergentes por detergentes ecológicos.

Ainda fazemos todos muito pouco, a verdade é esse. Mas os grandes gestos começam nos pequenos. E acredito que a sementinha, ontem, enraizou-se neles. A prová-lo, o que me disseram no beijinho de boa noite:

(Sebastião) Devíamos mandar um email para todas as pessoas do mundo, para elas começarem a proteger a Terra.

(Afonso) Se os Fenícios não tivessem inventado a moeda, se calhar nunca tínhamos chegado até aqui. Só nós, mesmo... para evoluir a desevoluir...

Nem mais!


You May Also Like

0 comentários