Coisas de Tartaruga falecida

- 13.8.14

Desta é que a nossa tartaruga XS faleceu!
Já por duas vezes tínhamos achado que ela e a sua companheira XL tinham ido desta para melhor, mas afinal era só quietude, quando a temperatura a isso impelia.
Mas desta vez a tartaruga XS deixou mesmo de respirar. Demos com ela hoje à tarde completamente sem ação nem reação, já a tender para o mau cheiro. Viveu uns bons anos em nossa casa, já não consigo precisar a idade que ela tinha, e talvez vivesse mais noutras condições. Ou talvez não. É sempre daquelas perguntas que se fazem quando perdemos alguém, e também inevitavelmente quando vemos um bichinho partir.
A verdade é que estávamos prestes a ir libertá-la - num local indicado para libertar este tipo de tartarugas, atenção! Libertar estas espécies exóticas exige alguma atenção, porque podem tornar-se uma ameaça às outras espécies. Ler aqui! Meteram-se as férias, meteu-se a confusão, e só já íamos fazê-lo no início de setembro, quando as coisas acalmassem. Já não foi, por isso, a tempo de conhecer uma nova vida. Ficámos com pena por isso, mas esperamos ter-lhe também proporcionado algumas boas experiências.
Enterrámo-la no nosso canteiro, onde estamos à espera que nasçam as sementes que lá plantámos. Por enquanto, há apenas hortelã, manjericão, coentros, e uma nogueira, grande e forte, junto à qual enterrámos a sua carapaça. E claro que isso deu aso a algumas questões dos mais novos, que nunca tinham enterrado nenhum animal.

(Dudu) Ó mãe... se regarmos por cima dela, ela cresce?
(Nonô) E agora... ela fica ali para sempre?
(Dudu) Era giro era se a árvore agora desse tartarugas...

You May Also Like

0 comentários