Coisas de alimentação saudável

- 26.11.14

Depois de receber mais um email com publicidade sobre os "altamente nutritivos" e "saudáveis" leites com chocolate para crianças, decidi explicar porque sou uma mãe que controla aquilo que os seus filhos comem (sem quaisquer obsessões, creio eu, mas ainda assim muitas vezes chamada de radical e fundamentalista).

1. Preocupo-me muito com aquilo que como. Porque...
... tenho um único corpo e é com este meu único corpo que tenho esta possibilidade excelente de viver neste mundo e experienciar tudo aquilo que ele tem para me oferecer. Quanto mais ele for saudável, mais poderei usufruir.
... não gostaria de ficar dependente da ajuda dos outros por problema de saúde decorrentes dos meus próprios atos.
... o Estado poderá gastar dinheiro com quem precisa realmente, em vez de o gastar comigo, com problemas de saúde que possam ser decorrentes da minha negligência para com aquilo que como.
... não quero ter de preocupar-me com a minha saúde. Tenho preocupações que me bastem.
... não tenho tempo para estar doente, nem para ir a médicos ou fazer exames. A melhor forma de poupar este tempo é através da alimentação que fizer.

2. Preocupo-me muito com aquilo que os meus filhos comem porque:
... quero, na medida daquilo que estiver ao nosso alcance contrariar, que os meus filhos cresçam saudáveis e não percam (como eu não quero perder) nada daquilo que o mundo tem para lhes oferecer.
... as crianças, em geral, fazem muito desporto. É fundamental uma alimentação em quantidade adequada, que compense essa atividade física, mas também em qualidade, que reponha todos os nutrientes perdidos e evite o desgaste prematuro.
... o desenvolvimento cognitivo, a par do motor, é também ele comprometido quando a alimentação não inclui os nutrientes necessários, ou inclua em demasia nutrientes e componentes nefastos para o seu desenvolvimento (açúcar, químicos, glúten, etc).
... as crianças comem muito muito mal hoje em dia. Nunca tivemos tantas crianças obesas com todos os problemas que daí decorrem, como colesterol, diabetes, disfunção renal... Nos EUA o número de crianças dependentes de hemodiálise é absolutamente assustador. Pastelaria refinada, refrigerantes, snacks doces e salgados são PERIGOSOS para a saúde daqueles que amamos.
... se sonhamos com crianças felizes e bem sucedidas, não podemos nutri-las apenas de conhecimentos. Temos também de as nutrir com amor. E igualmente com uma alimentação adequada, que complemente este triângulo da felicidade.


Se chegaram até aqui, é possível que estejam a dizer agora: "Bolas, que ela é mesmo fundamentalista."
Não sou. Os meus filhos comem bolos e guloseimas em dias de festa. Sabem que a mamã torce o nariz, mas que um dia não são dias. E que, nos outros, têm de comer adequadamente. Não por mim. Mas pela sua saúde e pelo seu futuro.


You May Also Like

2 comentários

  1. Comer doces, fast food ou bolos de vez em quando não lhes vai fazer mal.
    Mas sim, no dia a dia é melhor terem uma alimentação saudável..
    Eu quando estagiei na área hospitalar no serviço de nutrição não estive na pediatria, mas vi os resultados de má alimentação em adultos, e coisas que podiam ser evitadas com uma alimentação saudável..
    Eu bem tento mostrar isso ao meu pai (tem hipertensão, colesterol elevado e perímetro abdominal elevado) que devia de evitar alguns produtos de charcutaria nas sandes (nas refeições feitas em casa a minha mãe controla bem) e não há nada a fazer.. diz que se quiser fazer dieta faz, mas não quer.. Tal como a minha mãe já lhe disse, quando te vires numa cama do hospital é que vais mudar?
    Eu já vi bastantes pessoas com AVC's no hospital, e digo, não é nada, mas nada bonito.

    Por isso acho que fazes muito bem em controlar a tua alimentação e a dos teus filhos.. Na adolescência eles podem querer tornar-se rebeldes nesse aspeto mas na idade adulta normalmente voltam sempre aos ensinamentos dos pais

    ResponderEliminar
  2. É isso que eu penso, Briana. Hoje controlamos, amanhã já não. Crescem e fazem as suas próprias opções. Mas talvez fique lá qualquer coisa. Estou em crer que fica. Pelo menos saberão que cada opção tem as suas consequências, positivas ou negativas. E que uma boa parte da sua saúde é da sua inteira responsabilidade.

    ResponderEliminar