Coisas de literatura de Afonso

- 16.11.14


(Afonso) Ó mãe... estas fichas de matemática são uma seca!!!

Com teste de matemática para a semana, o Afonso está entregue às contas e aos problemas que todos sabemos que exigem treino e paciência.

(Afonso) Mas tu és bom a Matemática, Afonso. Só tens de treinar.

(Afonso) Mas isto é uma SECA!

(Mãe) Então diz-me uma coisa... das matérias todas da escola, o que é que tu gostas de estudar?


Silêncio.


(Afonso) Nada, mãe. Gosto de Educação Física.

(Mãe) Não há matéria nenhuma que te dê mesmo prazer estudar, explorar, descobrir..?

(Afonso) Eu gosto de ler, mãe! Queria ler o meu livro mas não tenho tempo!


Mãe chicoteia-se. O novo livro que recebeu nos anos - e que ele está doido para ler! - está em cima da mesinha de cabeceira dele quase intacto. Obriguei-o a ler o "Chocolate à Chuva" e seguiu-se o "Ulisses" - com estudo e mais estudo e mais estudo pelo meio. E aquilo que lhe dá verdadeiro prazer, aquilo que ele gosta mesmo de ler, lá vai ficando esquecido, adiado, até sei lá quando!


(Mãe) Então fazemos assim, Afonso... Resolves uma ficha de exercícios, lês um capítulo... Por cada ficha de exercícios lês outro capítulo. Combinado?

(Afonso) Mas começo pelo livro...

Voou para o sofá com o livro debaixo do braço. E rendeu-se às distopas, ao new Adult, género agora tão na moda, que povoa estantes e estantes das livrarias e supermercados. Na verdade, gosta de ficção científica, de ciência, naves, mistério, aventura. Se isso é mau? Nem pouco mais ao menos. Claro que precisa da Matemática, do Português, da História e de muito daquilo que aprende na escola. Mas precisa também de tempo para poder ler o que gosta, descobrir o que lhe dá prazer e perceber depois o que fazer com isso...

You May Also Like

1 comentários

  1. Incutir hábitos de leitura também é importante, porque além de ajudar no português. também dá a conhecer novas coisas e melhorar o raciocínio

    ResponderEliminar