Coisas de Oceano, o Pensador

- 10.7.15

THROUGH THE WORMHOLE é um conjunto de documentários a que Morgan Freeman empresta a voz e a presença, para nos elucidar sobre descobertas científicas que põem em causa muito daquilo que dávamos como certo e/ou que achávamos que controlávamos ou era nosso por direito.
A verdade é que, quanto mais abrimos as portas ao conhecimento, mais constatamos o tanto que temos por descobrir. A nossa pequenez. E a absurda arrogância com que temos vivido nos últimos anos.
Mesmo nas escolas, onde se avalia a capacidade de reter conhecimento "fechado", aflige-me o tão reduzido espaço que é dado ao questionamento. Às vezes digo aos meus filhos que eles terão de saber as respostas para os testes, sim. Mas que terão também de saber (porque isso é tão ou mais importante) questionar o que lhes é ensinado. Descobrir novas perguntas através das que lhes são colocadas. Procurar novas visões. Por em causa. O que só se consegue com tempo. O que muitas vezes não é compatível com currículos extensos que os professores (a quem reconheço o enorme esforço) às vezes nem conseguem concluir. Queremos formar adultos cheios de informação (partindo do princípio que essa informação é retida), ou seres que questionem o mundo e, dessa forma, o conheçam cada vez melhor, o transformem, o recriem?
Recomendo estes documentários aos pais, mas também aos filhos que estão de férias, tempo privilegiado para descansar, mas igualmente para refletir. E começo por sugerir este episódio em particular, ligado a uma temática que neste momento me é cara: os Oceanos.





"There could be an undiscovered species on Earth unlike anything we’ve ever known. Not in the ocean, but the ocean itself! Its body spans thousands of miles; its heart beats with a one-thousand-year pulse. It could even have an immune system capable of annihilating all other life on earth. Just as our bodies function through the interaction of water with individual cells, including bacteria and other microorganisms, the ocean’s residents might collectively form a super-organism. A recent discovery suggests the ocean is a living being capable of thought. If so, what is the ocean thinking about us?"

You May Also Like

0 comentários