Coisas de Greenfest à vista

- 10.9.15

Quem costuma ler este blog sabe como a temática da ecologia e da sustentabilidade mexe comigo, e como tento (nem sempre da melhor forma ou com sucesso, é certo, mas há que ir tentando!) sensibilizar a pequenada cá de casa, e aquela que lê os meus livros, para estas temáticas. Na verdade, foi depois de ser mãe que todos estes temas começaram a fazer-me, cada dia, mais sentido. Foi a partir do momento em que pensei "Que mundo quero deixar aos meus filhos?", que foi surgindo em mim uma maior vontade de intervir, de mudar, ou de dar ferramentas aos meus filhos para que eles o façam, num mundo a precisar tanto da contribuição de todos.

Este ano sou Embaixadora da Greenfest, a maior feira de sustentabilidade do país, que vai decorrer de 8 a 11 de outubro, no Casino do Estoril.
Aceitei o desafio porque acredito. Porque tenho o Poder. E porque sei que todos vocês também o têm.
Vamos a isto?



"O Greenfest Regressa a Cascais com o tema Cidadania Activa e com o lema “Tenho o Poder”

A 8ª edição do maior evento de sustentabilidade do país decorre este ano entre 8 a 11 de Outubro, no Centro de Congressos do Estoril, e mais uma vez partilha o melhor que se faz em termos de sustentabilidade em Portugal, nas vertentes social, económica e ambiental.

O Greenfest, um evento para toda a família, junta empresas, autarquias e cidadãos, com o objectivo de sensibilizar para as questões da sustentabilidade e de lembrar que todos nos temos “o poder” de mudar, de agir, e de contribuir para a mudança. Este ano, são esperadas, mais uma vez, cerca de 25 000 visitantes. As novidades são muitas :

• A primeira feira das ONG de sempre em Portugal, organizada em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian através do "Programa de Cidadania Activa" e os EEA Grants, permitindo a cada cidadão conhecer mais de 1
50 ONG`s nacionais e internacionais provenientes de 6 países – Croácia, Polónia, Letónia, Islândia, Noruega e Roménia.

Cada ONG terá uma banca para apresentar os seus projectos e actividades, angariar voluntários e donativos e vender artigos e produtos próprios. Desde os serviços sociais, à saúde, a ajuda ao desenvolvimento e a defesa dos direitos humanos todos estão representados. O tema relembra que todos nós “temos o poder” de agir, de ser solidários e de contribuir para fazer a diferença.

O Programa Cidadania Activa, que tem a duração de quatro anos e um orçamento global de €8.7 milhões, é gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e já apoiou 113 projectos em todo o país. É um instrumento através do qual a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein apoiam as organizações da sociedade civil em Portugal, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o qual financia acções nos 16 países menos prósperos da União Europeia e fomenta as relações bilaterais com os países financiadores.

Mais informações: www.cidadaniaativa.gulbenkian.pt

• O programa UniverCity que inclui mais de 20 universidades e tem como objectivo possibilitar a partilha de alguns dos melhores projectos desenvolvidos pelos futuros impulsionadores económicos do nosso pais. Este complementa o programa de Escolas que inclui a visita de mais 2000 alunos do ensino básico e secundário fomentando o dialogo com os decisores de amanhã.

• Um programa dedicado à Saúde onde lembramos que cada um "Tem o Poder" de contribuir para a sua saúde através de workshops de cozinha saudável, conferências com nutricionistas e médicos de renome que nos ensinam a "tomar conta de nós" e rastreios de saúde para toda a família."



You May Also Like

0 comentários