Coisas de Afonso, o pintor

- 23.1.16

(Afonso) Mãe, se eu tivesse agora que escolher uma área, na escola, escolhia Artes...

Era a última coisa que eu esperaria ouvir do meu filho mais velho, a quem sempre disseram que desenhava mal. No 5º e 6º ano, só muito a custo teve um 4 no final do período (e acho que foi com benevolência dos professores, para não lhe estragar a pauta). Tinha grandes ideias, mas muita falta de paciência para as concretizar. E o seu desenho à vista estava ao nível dos manos mais novos (com boa vontade...).
Até que, este ano, teve um professor que resolveu dizer-lhe que ele, de facto, tinha boas ideias. Começou a levar para as aulas exercícios criativos e sempre diferentes. Valorizou-o. Incentivou-o. E foi com grande surpresa que, no final do primeiro período, vi um 5 na pauta do meu filho, a esta disciplina.

(Mãe) Deve ser engano, não, filho?
(Afonso) Não. Eu agora sou bom a EVT. É a minha disciplina preferida...

E a prova foi que, com um cartão FNAC que recebeu no Natal foi comprar um livro... de pintura!


E aqui está a prova provada, se dúvidas houvesse, de como um professor tem a capacidade de motivar (às vezes, infelizmente, desmotivar) um aluno para uma disciplina ou área. Eu sei que nem sempre é fácil, com turmas de 30 alunos, arranjar tempo e disponibilidade para motivar tantas crianças diferentes. Mas vale bem a pena...

You May Also Like

0 comentários