Coisas de Alegria faz bem à Saúde

- 10.10.16

(Nonô ao deitar) Mamã, hoje sinto-me um bocadinho triste e não sei porquê.

Insisti com ela para que me contasse o que tinha acontecido, mas não obtive resposta. A verdade é que ela gosta muito de analisar o que sente e o que sentem os outros. Pergunta-me muitas vezes se estou triste, contente ou zangada com alguma coisa (só para confirmar e saber porquê, porque nunca falhou, mesmo quando eu tento disfarçar), e ela própria tem muita noção daquilo que sente, a cada momento.

(Mamã) Às vezes acontece, filhota. E nem precisa de haver sempre uma razão. Mas quando não há razão, a mãe tentar não ficar triste. É que sabes que a tristeza adoece-nos.

Abriu muito os olhos. Ela que quer ser sempre tão saudável (a quem sairá? :))

(Mamã) É verdade, Nonô. A tristeza, assim como a raiva ou a vingança, fazem com que o nosso cérebro liberte uma espécie de químicos que se espalham pelo nosso corpo. Isso enfraquece o nosso corpo. E, quando ficamos mais fracos, ficamos mais facilmente doentes. É mesmo verdade, Nonô. A tristeza adoece.

(Nonô) E como é que podemos fazer para ficarmos mais felizes?

(Mamã) Às vezes há razões muito fortes para estarmos tristes. Nem sempre conseguimos lutar contra a tristeza. Agora, quando sentimos só uma pontada de tristeza sem razão nenhuma, como aquela que tu sentes, eu costumo sorrir. Penso que, com tantas coisas más que me poderiam acontecer, não posso ficar triste quando sou tão feliz. E há tantas pessoas a quem acontecem coisas más que mesmo assim conseguem ser felizes...

(Nonô) Então se eu sorrir fico feliz?

(Mamã) Sim. Sorrir é muito importante, ajuda logo a combater esses químicos maus com químicos bons. Até existe uma terapia que é a terapia do riso! Pessoas que riem para ficar mais felizes. E funciona...

Sorriu. Depois desatou à gargalhada. E quando demos por nós estávamos as duas a rir que nem umas perdidas.

(Nonô) Já me sinto feliz, mamã. Obrigada. Acho que já mandei os químicos todos embora...

You May Also Like

3 comentários

  1. Provavelmente já deu a conhecer à sua filha a História do Sr Feliz, mas vale sempre a pena lembrar! Lá em casa é uma das favoritas!
    https://www.wook.pt/livro/senhor-feliz-roger-hargreaves/11353921

    ResponderEliminar