Coisas de Matemática com nomes esquisitos...

- 16.10.16


Mamã de volta dos mais pequenotes, que começam os testes para a semana:


(Mãe) Vá lá, meninos... qual destes é o paralelepípedo? Quantos vértices e arestas tem? As faces são curvas ou planas?

(Dudu) Ó mãe... mas porque é que as pessoas dão estes nomes esquisitos às coisas? Se dissesses linhas e biquinhos nós já sabíamos.

(Mãe) Eu ainda nem sei os nomes das minhas amigas... já tenho de decorar esses nomes todos! Isto serve para quê?

(Dudu) Acho que este é uma pirâmide hexagonal...

(Mãe) Ena, Dudu! Estás a falar de qual?

(Dudu) Sei lá! Só decorei este nome porque era o mais esquisito. Pirâmide hexagonal é tão esquisito como parasquavedequatriafobia, não é, mãe?


Sebastião aparece e depara-se com o meu ar de aflição. É normalmente ele me que ajuda, quando eu não consigo dar conta dos dois manos gémeos, que aos 7 anos já têm a escola pelos cabelos.


(Sebastião) O quê? Sólidos geométricos? Eu dei os vértices e as arestas no 4º ano! Eles têm de saber isto no 2º?!

(Mãe) E este ano ainda vão dar as frações...

(Afonso, que se junta também à festa, com a ironia habitual) Ah, isso é bom! Assim no 7º ano já têm a licenciatura.

(Dudu) Agora a sério, mãe... Como é que vamos meter isto na cabeça? Podíamos levar um auricular no ouvido e tu dizias-nos as respostas...


O que me custa é que os meus filhos, de parvos, não têm nada. Mas passam por burros num sistema que não entendem. Eu desespero... e tudo aquilo que me parece importante (como os valores, os seus talentos, as emoções, os relacionamentos, a criatividade, a motivação e a paixão por aquilo que se faz) vai ficando pelo caminho...

You May Also Like

2 comentários

  1. Na verdade estes novos programas e metas curriculares são um exagero que acaba por levar ao desinteresse. Os seus filhos têm sempre tiradas super engraçadas!

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Isa... Acho que o problema é mesmo esse. As crianças aprendem quando estão interessadas e motivadas. Sem motivação, é muito difícil meter-lhes alguma coisa na cabeça... (e sim, valham-nos as suas piadas! :))

    ResponderEliminar