Coisas de Teatrada de Natal

- 27.11.16

O domingo foi de estudo e mais estudo e mais estudo (fora uns treinos pelo caminho). Porque a semana vai ser de testes e de testes e mais testes.

(Nonô) Ó mamã... nós queremos brincar!


(Dudu) Hoje ainda não brincámos quase nada...

Era tão justo! Ainda não sabiam distinguir os triângulos escalenos dos equiláteros e dos isósceles. Trocavam ainda a pirâmide pentagonal da hexagonal. E não sabiam ainda ao certo qual era a leitura dos números por classes e por ordens.
Mas como dizer-lhe que não podem brincar? Que têm de passar o domingo a estudar? Se até a mim me apetecia tanto relaxar...

(Mamã) Vá, enquanto a mãe faz a sopa, vão brincar.

Desapareceram-me da vista, e só vieram ter comigo uns 15 minutos depois.

(Nonô) Anda ver o nosso teatro, mãe!

Lá fui arrastada até ao hall da casa, que estava todo preparado para a peça que se seguiria.


(Nonô) Tens o teu lugar marcado.

E tinha mesmo! Com um valente X marcado nas nossas escadas, para eu me sentar naquele exato lugar. Tinham pensado em tudo!


Depois começou a teatrada. Inspirada numa peça de teatro que vimos há uns dias - Um Conto de Natal, da Byfurcação, no Museu de História Natural - quiseram iniciar a sua na véspera de Natal. Tudo o resto era original. Eles eram dois irmãos que viviam sozinhos numa casa... o problema é que alguém tinha assaltado essa casa e eles deparam-se com tudo desarrumado. Tiveram de arrumar tudo e varrer a casa...


O problema é que o dinheiro também tinha desaparecido. Mas ainda assim eles deram o que tinham a um senhor pobre que encontraram na rua e que não ia ter Natal (à falta de mais atores, um pequena estátua de madeira que temos no hall).


E fico sempre a pensar que, tão bom como os nomes dos triângulos e das pirâmides, das ordens ou das classes, é ter esta capacidade de iniciativa, esta criatividade, e este coração.
A nota que vão ter a Matemática, não sei. Mas a Expressão Dramática, hoje mereceram um "Excelente"!

You May Also Like

0 comentários