Coisas de Comunicação Não Verbal

- 20.7.17

As sugestões que vou deixando no Coisas de Pais são sempre testadas cá em casa. E, desta vez, o desafio era este:

"O desafio de hoje consiste em conversarem com os vossos filhos sobre os gestos mais habituais e/ou marcantes de cada membro da família. A Maria gosta de bater o pé, o pai franze as sobrancelhas, o Joãozinho coça a cabeça, a mãe gosta de cruzar os braços e a avó está sempre a sorrir. Deixem que cada membro da família pense no gesto que lhe é mais característico, mas se não lhe ocorrer nada, podem ser os outros membros da família a dizer-lho (ou até a imitá-lo, se for de forma divertida e sem causar constrangimentos).

Depois, se os filhos já tiverem idade para isso, pensem no que pode significar cada gesto: porque é que a Maria bate o pé? Quando é que o pai franze as sobrancelhas ou o Joãozinho coça a cabeça? A mãe cruza os braços quando está descontraída ou aborrecida? E porque que é que o sorriso da avó nos faz sentir tão bem?

É bem possível que algumas respostas vos possam surpreender…"


E não é que surpreenderam?

Dos gestos "da moda", que fiquei a perceber melhor (o coração com os dedos, fazer Deb, os passou-bem marados), até aos nossos tiques e manias (o Afonso a esfregar o nariz, o franzir do sobrolho do Sebastião, o piscar de olhos do Dudu, a irrequietude da Nonô), tudo foi escrutinado de forma divertida. E a mamã... Bem, a mamã percebeu que põe as mãos na anca quando se zanga. E que está sempre a sorrir.

- Mas isso é bom, meninos!

- Mãe, tu às vezes sorris quando estás a dizer coisas trágicas!

- É do nervosismo.

- Ou a ralhar com amigos nossos!

- É para eles não levarem a mal...


Não querem lá ver que sorrio de mais?
Sempre a aprender... :)

You May Also Like

0 comentários