Coisas de Férias na Madeira

- 12.7.17

O pretexto foi um campeonato de hóquei em que o Dudu foi participar, e lá nos organizámos para ir um dia antes e ficarmos mais três, e assim conhecermos "a pérola do Atlântico".
Eu só tinha visitado a ilha há uns anos, numa semana que choveu torrencialmente, o que me impediu de ver aquilo que queria, até porque nessa altura não havia túneis, e nas estradas que serpenteavam as montanhas havia perigo de derrocada.
Mas desta vez tirámos a barriga da miséria. Mesmo com jogos a intercalar as visitas, passeámos bastante e gostámos muito do que vimos! A Madeira está um luxo, com óptimos acessos para todo o lado (túneis que rasgam as montanhas por toda a ilha, sem portagens), tudo muito limpo e arranjado, imensos museus e parques temáticos muito interessantes e cheios de atividades para os miúdos, e um barco para Porto Santo que é um autêntico cruzeiro, com cinema e salão de jogos.

Aqui vai o nosso best-off:

- Museu Cristiano Ronaldo - Não tem muito para ver, mas ir à Madeira e não ir a este museu, é já como ir a Roma e não ver o Papa. Os miúdos adoraram, claro :).

- O teleférico que sobe ao Monte (e lá em cima está uma Igreja onde está sepultado o último imperados de Áustria) e a descida nos carros de cesto. Tirando o preço elevado, tudo o mais é óptimo.

- Museu da Baleia - Muito bem organizado, cheio de atividades e filmes interessantes. O audio-guia com versões para crianças ajudou bastante.

- Parque Temática sobre a Ilha da Madeira - Uma óptima surpresa, com cerca de 20 atividades diferentes, entre "passeio" de barco pela História da Ilha, um filme 4 D e salas para ensinar a arte do vime e da tecelagem. Valeu-nos uma manhã muito bem passada.

- Porto Santo - o tour que fizemos não valeu a pena (a ilha não tem mesmo muito para ver), mas as praias são óptimas e a água de um azul turquesa imperdível. Também visitámos a casa de Cristóvão Colombo.

- Praias naturais de Porto Moniz - são muito ventosas e a água é gelada, mas vale a pena a visita. A paisagem é soberba.

- Praia da Calheta e do Machico - a segunda tem areia branca, mas a primeira tem um parque de insufláveis na água que fez as delícias dos miúdos!

- A comida.... Ai, a comida! Até eu, que não sou muito de comer, perdi-me no pão de caco com manteiga de alho, no peixe espada com banana e molho de maracujá e na sopa de camarão em pão rústico.






No avião, de regresso a casa, pedi aos mais novos que desenhassem o que gostaram mais da Madeira. A Leonor ainda desenhou montanhas e casinhas na encosta. O Duarte ficou-se pelo Cristiano Ronaldo :). Quem sabe ainda o contratam para o próximo busto...

You May Also Like

0 comentários