Coisas de Dudu, o problema (ou talvez não)
(Mãe) Sebastião, vem cá... Estamos com um problema e a mãe precisa da tua ajuda.
O Sebastião tem muito jeito para os mais novos, e pareceu-me de repente a pessoa indicada para me ajudar a deslindar o mistério: o Dudu sabe a matéria, mas nos manuais e nas fichas (e o problema é que nos testes também), responde frequentemente de forma errada. Ou porque não leu bem a pergunta, ou porque se distraiu entretanto, ou porque leu outros sentidos na pergunta... Who knows?
(Mãe) Vou dar-vos um exemplo. A pergunta era "escreve as palavras no feminino e no plural". Em baixo tinha as palavras "capitão" e "pai". E o Dudu pensou: "Oh, a professora enganou-se. Nenhuma destas palavras é no feminino nem no plural." E então escreveu à frente de "capitão" e de "pai", "masculino e singular".
(Sebastião) Não vejo qual é o problema. Essa resposta mostra que ele sabe perfeitamente o que é o feminino e o masculino, o singular e o plural...
(Mãe) Mas não respondeu ao que era pedido. Teve a resposta errada.
Sebastião pensa durante alguns segundos.
(Sebastião) É simples. Porque é que alguém não se senta ao lado dele e o ajuda a interpretar os enunciados?
(Mãe) Porque não pode ser, filho. No 3º ano é suposto já saberem ler e interpretar.
(Sebastião) Sim, mas se o Dudu não está a conseguir, qual é o problema de o ajudar?
(Mãe) Só quando há um diagnóstico de qualquer coisa - como a Leonor, com a dislexia - é que são permitidas ajudas. E o Dudu não tem nada...
(Sebastião) Então porque é que não inventamos um problema qualquer ao Dudu? Assim ele já era ajudado e ficava tudo bem...
E isto diz tanto sobre tanto do nosso Ensino...
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