Coisas de Dudu, o problema (ou talvez não)

- 28.10.17

(Mãe) Sebastião, vem cá... Estamos com um problema e a mãe precisa da tua ajuda.

O Sebastião tem muito jeito para os mais novos, e pareceu-me de repente a pessoa indicada para me ajudar a deslindar o mistério: o Dudu sabe a matéria, mas nos manuais e nas fichas (e o problema é que nos testes também), responde frequentemente de forma errada. Ou porque não leu bem a pergunta, ou porque se distraiu entretanto, ou porque leu outros sentidos na pergunta... Who knows?

(Mãe) Vou dar-vos um exemplo. A pergunta era "escreve as palavras no feminino e no plural". Em baixo tinha as palavras "capitão" e "pai". E o Dudu pensou: "Oh, a professora enganou-se. Nenhuma destas palavras é no feminino nem no plural." E então escreveu à frente de "capitão" e de "pai", "masculino e singular".

(Sebastião) Não vejo qual é o problema. Essa resposta mostra que ele sabe perfeitamente o que é o feminino e o masculino, o singular e o plural...

(Mãe) Mas não respondeu ao que era pedido. Teve a resposta errada.

Sebastião pensa durante alguns segundos.

(Sebastião) É simples. Porque é que alguém não se senta ao lado dele e o ajuda a interpretar os enunciados?

(Mãe) Porque não pode ser, filho. No 3º ano é suposto já saberem ler e interpretar.

(Sebastião) Sim, mas se o Dudu não está a conseguir, qual é o problema de o ajudar?

(Mãe) Só quando há um diagnóstico de qualquer coisa - como a Leonor, com a dislexia - é que são permitidas ajudas. E o Dudu não tem nada...

(Sebastião) Então porque é que não inventamos um problema qualquer ao Dudu? Assim ele já era ajudado e ficava tudo bem...

E isto diz tanto sobre tanto do nosso Ensino...

You May Also Like

0 comentários