Coisas de Sinais de Pontuação

- 29.10.17

Descobri há dias que a Leonor não sabe ainda distinguir o ponto de interrogação do ponto de exclamação.

Para várias das distinções que ela tem dificuldade em fazer - os êmes com os ênes, os jótas com os zês, etc - ela tem vindo a arranjar truques preciosos que acciona no momento da leitura e da escrita. Mas nem sempre foi assim. Hoje, olhando para trás, percebo porque é que os êmes dela eram sempre de duas voltas com uma terceira pendurada (com jeitinho, a professora lia naquele gatafunho a letra certa). Entre outras manhosices que ela usava para não enfrentar a sua dificuldade, até porque não sabia entendê-la. Se os outros conseguiam associar as letras aos sons, porque é que ela não? E então, esperta como tudo, lá se foi munindo de estratégias, primeiro manhosas, depois, felizmente, e com a ajuda certa, das corretas.

(e aqui está a prova de como a dislexia não pode ser encarada como um problema: se uma criança de 6 anos, feitos há pouco tempo, arranja tantas estratégias para se safar aos problemas, só pode ser um futuro adulto cheio de skills para enfrentar os desafios profissionais... Será sempre um adulto que dá erros? Helloooo! Mas alguém ainda escreve sem corretor ortográfico?)

Acontece que, no caso do ponto de exclamação e interrogação, percebi esta semana que não havia qualquer estratégia. Como eram só dois, havia sempre 50% de se acertar (e, quando se errava, dizia-se que fora sem querer!).

(Mãe) Diz a verdade à mãe... Tu não sabes distingui-los, pois não?

Assumiu o "totobola" que fazia diariamente.
Restava-nos encontrar uma solução criativa para resolver o problema...


Começámos pelo desenho, que resolve a dúvida quando ela tem de escolher, nos seus textos, que sinal usar.
Mas faltava associá-lo às palavras "Interrogação" e "Exclamação" (e, consequentemente, aos tipos de frase interrogativo e exclamativo). "Interrogação" é uma palavra da família de "interrogatório". "Exclamação" inclui um "clamar". Interrogámos e clamámos durante algum tempo, fizemos uma lengalenga, e a lição ficou aprendida.

(Mãe) Filhota... tu fazes-me puxar pela cabeça, e isso é tãooooooo bom!!!



You May Also Like

0 comentários