Coisas de Higiene

- 14.12.06

Coisas de Pais
Às vezes pergunto-me se o ser humano não terá sempre, à partida, uma tendência inata para a porcaria. Alguma coisa terá que explicar porque é que nenhuma criança gosta de tomar banho (a não ser que a banheira se transforme num armazém de brinquedos flutuantes), lavar os dentes (sem comer a pasta com sabor a pastilha elástica), as mãos (sem inundar a casa de banho), ou cortar as unhas? Os homens das cavernas não se lavavam e comiam com as mãos – o sonho de qualquer criança. Será que, milénios e milénios de civilização ainda não inscreveram nos genes uma aptidão natural para a limpeza que dê o ser humano, logo à partida, uma repugnância generalizada a tudo o seja sinónimo de porcaria e sujidade? Ou estaremos nós, pais deste mundo, a educar os nossos filhos fora da lei natural da vida que é naturalmente porcalhona?

You May Also Like

4 comentários

  1. A vida é porcalhona, tem razão cara mãe do Afonso e assim. Mas por isso, é um desafio ter fé! O Deus menino lembra-nos que há Chanel, Dior e Ralph Lauren e assim. O nosso amigo Cónego Gramíneo Almeyda explicou-me que temos de ver Deus nas pequenas coisas e n´´as, na nossa família sempre o vimos onde o povo não o pode ver: os perfumes, o verdadeiro foie-gras, o champagne, as turfas de Rimini, o caviar. Que nesta quadra, aqueles que podem, fujam das vulgaridades da vidinha e possam contemplar o Senhor nas revelações que não dão felicidade mas ajudam... e cheiram bem!

    ResponderEliminar
  2. O ser humano gosta efectivamente da porcaria. Faz parte do animal que há em nós, se calhar, e o social pouco pode face ao instintivo. Também os idosos começam a gostar pouco de tomar banho... Por outro lado, todas as teorias vão abaixo com um passeio num autocarro da Carris! Como diria o António Gedeão (adulterado) Eles não sabem que o cheiro...

    ResponderEliminar
  3. Estes putos são estranhos... se agoram não querem tomar banho, daqui a uns anos somos nós que não queremos que eles tomem 3 banhos por dia (antes de irem para a escola, depois de chegarem da escola, antes de sairem para a noite...).

    Beijos

    PS: Muito bom o "Frio"... muito bom!!!

    ResponderEliminar
  4. Que pai é que não quer que os filhos tomem banho 3 x por dia? Eu gostaria que as minhas filhas tomassem todos os banhos necessários. Aos 15 anos, há muito odor corporal que tem de ser suavizado pela águinha. Bem, sempre se poupa mas...
    Bom Natal

    ResponderEliminar