Coisas de Presentes (ou o que resta do Natal)

- 26.12.06

Coisas de Pais
O Natal passou por mim como um trenó carregadinho de presentes. Deixou-me de rastos e com a casa cheia de brinquedos que tive que esconder estrategicamente na cave para ter com que entreter os meus filhos todos os fins-de-semana até ao ano que vem. Os livros foram os únicos que se safaram: foram todos para as prateleiras que os meus filhos têm direito a deixar desarrumadas sem levar um raspanete (“coitadinhos, gostam de livros...” – digo toda inchada, com o chão coberto de livros meio rasgados, já a auspiciar-lhes um futuro no campo das letras). Os restantes carros (o Afonso recebeu alguns 10), quintas com sons (porque eu espalhei que o Sebastião gostava muito de bichos), bolas (este ano foram só 4... uff!), etc, etc, fizeram a felicidade dos meus filhos nos 5 minutos que eles demoraram a tirar-lhes o papel: “Que giro! Venha outro...”. Disse “filhos”, mas na verdade só o Afonso é que gozou a parafernália dos presentes. O Sebastião preferiu destruir os enfeites de Natal da casa da minha sogra (e estou a falar de presépios de loiça antiga, jarrões que custam fortunas e anjinhos mandados fazer de propósito para a noite especial. A Afonso já tem seguro para cobrir eventuais danos materiais nas casas das outras pessoas. Tenho que fazer rapidamente o do Sebastião...), e tentar roubar filhós na casa dos meus pais (apontava e dizia “bolá, bolá, bolá”. Sim, de facto as filhós assemelham-se a bolachas. Têm é um nadinha mais de gordura, que as tornam absolutamente incompatíveis com a sua diarreia).
No dia 25 de manhã, lá foi o Afonso à lareira procurar os presentes do Pai Natal (que eram os que os padrinhos cá vieram deixar quando ele não estava. Peço já desculpas públicas pela apropriação). Ficou tão contente com o achado que até desculpou o velhote por não ter trazido nada do que ele pedira. Já não desculpou foi as primas velhotas que lhe ofereceram as inevitáveis meias e cuecas. Disfarçou à frente delas a até deu beijinhos e tudo! Mas de regresso a casa disse-me que o natal tinha sido “chato” porque tinha recebido muita roupa interior. E eu ainda tive esperanças de lhe conseguir trasmitir o verdadeiro significado do Natal...

You May Also Like

1 comentários

  1. Minha querida, espero que o Natal tenha vindo carregado de coisinhas boas.

    O tempo por estas bandas não tem sido muito por isso a minha ausência mas, já falei à minha prima que com a chegada do Ano Novo fazia muito gosto de te convidar a ti e aos teu filhotes para um lanchinho em minha casa, que tal??

    Ela depois fala contigo para combinarmos, pode ser??

    Um beijo para todos
    Rita e Manel

    ResponderEliminar