Coisas de Sons

- 16.1.07

Coisas de Pais
Tenho uma tendência natural para achar que os meus filhos têm aptidão para a música. Alguma coisa lhes há-de ter ficado dos genes da mãe, penso. E assim lá vou enchendo a casa com flautas, pianos, órgãos, tambores, xilofones, etc, etc, etc. Os amigos e família também sabem deste meu secreto desejo de os pôr a tocar um dia alguma coisa e oferecem outros tantos instrumentos para juntar à filarmónica. E quando me perguntam o que lhe podem oferecer, respondo sempre, como quem não quer a coisa: "Eles gostam muito de música...". A verdade é que o Afonso tem um ouvido incrível. Ouve uma música na rádio e diz que é deste ou daquele filme (filmes de animação, claro está). E há certas músicas que identifica como de certas pessoas ou situações. Referi-lhe uma vez que cantava muito uma música quando ele era bebé, e sempre que a ouve na rádio, grita "Olha a minha música!". Já a "nossa" (minha e dele) é o "Mudar de Vida", e não há telefonema ou assunto que interrompa a nossa cantoria quando a música passa. Às vezes vamos no carro e toca uma música de que gosto muito. Pergunto-lhe se a posso cantar e ele responde: "Sim, mamã. Mas a seguir continuamos a falar...". E lá ficou eu, dois ou três minutos a cantarolar-me, sob o olhar respeitador do meu filho, que a seguir retoma o assunto sem uma queixa. Se isto não é gostar de música, o que é? Tocar é que ainda não toca nada, mas enfim... o puto só tem 3 anos, ok?
O Sebastião, coitadinho, que é sempre tão pouco citado nestas minhas memórias, porque a bem dizer ainda só faz metade das graças do Afonso, fez hoje uma digna de registo. A verdade é que também ele tem um ouvido apuradíssimo. É o primeiro a dizer "Mãe" quando eu venho a entrar em casa (normalmente ouve logo o portão da garagem a abrir) e abre muito os olhos quando ouve um barulho fora do normal. Hoje acordou a chamar por mim, e assim que saiu do quarto os seus ouvidos foram logo atacados por um berbequim violento dos homens que andam cá em casa a meter o tecto falso. E ele não se fez rogado. Como, cada vez que o meu pai cá vem, aproveitamos para lhe cravar uns furos na parede para pôr uns quadros ou tralha decorativa, assim que ouviu o berbequim no andar de baixo, gritou logo a plenos pulmões: "Avô! Avô!". Agora os furos... mais tarde uma orquestra... Ai, ai...

You May Also Like

1 comentários

  1. Percebo perfeitamente essa queda que tens para influenciar os teus filhotes a gostarem de música. O meu marido sempre teve imensa pena por não saber tocar nenhum instrumento musical. Diz que a culpa é dos pais porque nunca lhe deram a oportunidade de poder frequentar uma escola de música. Logo, já faz planos para o Manel. Vai aprender piano, viola, bateria, flauta, tambor, trompete... tudo o que o Pai se vai lembrando!!!

    Vamos ver, vamos ver!!

    Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar