Coisas de férias em família

- 18.6.07

E pronto! Uma semaninha inteira de férias dedicada exclusivamente aos nossos dois piolhos e aos sobrinhos (que também levaram os pais, ainda não nos sentimos mentalmente capazes de fazer férias com a sobrinhada toda. Lá chegará o dia, mas primeiro que comam e adormeçam sozinhos e percebam que só se mantêm vivos porque têm os olhos de alguém protector sobre eles, 24 horas por dia. Temos a nossa Maria de 9 anos que já sabe o significado da palavra de responsabilidade, mas uma vez, há uns anos, sonhei que a tinha perdido à beira de um pontão e que nunca mais voltei a casa porque não sabia o que dizer à minha irmã e ao meu cunhado. Esforço-me por deixar esses pesadelos para a noite, e tentar aproveitar os momentos cor-de-rosa do dia-a-dia, mas já agora que os sobrinhos cresçam mais um bocadinho, porque para me deixar com o coração nas mãos já me chegam os meus dois piolhos!). Voltando às férias, foi um excelente momento em família. As refeições em buffet eram esgotantes (manter 4 crianças sentadas numa sala cheia de gente, comida e crianças até à fruta, era uma tarefa alucinante) e as tentativas de sessões fotográficas exasperavam-nos (sobretudo aos mais pequenos, que lá andavam vestidos de igual dois a dois cheios de pais, tios e avó paparazzi a tentar captar todos os seus melhores ângulos), mas vivermos durante uma semana os 4 no mesmo quarto, com mais ou menos os mesmos horários, foi uma experiência muito interessante. Lemos muitas histórias, jogámos jogos, tomámos banho juntos, vestimo-nos uns aos outros, adormecemo-nos e acordámo-nos, brincámos... e apesar de sairmos de lá todos cansados uns dos outros (o Afonso só queria chegar a casa para ver o seu Panda, o Sebastião foi buscar o telefone para ligar para a Teresa, que está no Brasil, o pai queria estender-se no sofá e ligar o ecrã panorâmico, e a mãe dava tudo para poder ligar o computador e escrever as suas coisas à vontade), viemos de lá, se dúvida, muito mais unidos! E adivinham-se muitos fins-de-semana a 4, daqui para a frente!

Conquistas:
- Sebastião já nada sozinho com braçadeiras.
- Afonso diz "gracias"
- Sebastião já passou a fase dos monossílabos e constrói frases com duas e três palavras.
- Descobri um bom detector de mães: qualquer mulher com manchas brilhantes na roupa que traz sobre os ombros e peito. Não, não é batôn, gordura da carne ou pingas de gloss. Mulher com essas marcas é mãe. E as manchas são ranho.

You May Also Like

8 comentários

  1. ah ah ah ah!! ainda estou livre desses tipo de marcas de maternidade, mas parece que se divertiram :)
    Daqui a uma semanita, tb vou eu andar a dizer gracias... se calhar o teu Afonso ainda me ensinava mais umas palavras... eh eh.. vai ser por pouquinho tempo, mas vai saber a férias!!! um bj, p

    ResponderEliminar
  2. Que bom que se divertiram nessas tão merecidas férias! Tivemos saudades das tuas palavrinhas.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. Boa! Já sei distinguir mães! Quero ver os teus piolhos!!!

    ResponderEliminar
  4. Ranho e leite seco... tb identifica os pais... (Antes de uma aula) "Olha, P. tens aí uma nódoa de leite seco (blusa azul escura)" "Não faz mal, viro um bocadinho para baixo!" "Aí também tens..." E pronto, fui porco para a aula... Se calhar pensaram que era ranho, sei lá...

    ResponderEliminar
  5. Alguma queixa? Junte-se a nós! Por exemplo: o seu filho 'ranha-lhe a sua camisola nova? Queixe-se. Não estamos cá para outra coisa!

    ResponderEliminar
  6. Então as férias não acabam? Boas vidas!

    ResponderEliminar
  7. Comecei uma brincadeira. Vê lá se descobres quem sou! Se eu começar a contar histórias, tu prometes que vais ao meu blog lê-las?

    ResponderEliminar