Coisas de Profissão: Brincar

- 3.10.07

Enquanto eu corro de um lado para o outro e parece que o tempo não me chega para nada do que eu tenho para fazer, os meus filhos têm urgência de brincar. Chego atrasada à escola deles porque estive a escrever mais umas linhas antes de sair, não posso ir logo jantar porque ainda tenho que mandar uns mailes, e zango-me com os meus filhos quando eles não querem ir tomar banho porque ainda não brincaram tudo, ou saltam da mesa porque ainda precisam de brincar um bocadinho antes de irem dormir. As crianças sentem necessidade de brincar, como os adultos sentem necessidade de trabalhar. Às vezes pergunto-me se o mundo não podia ser de tal forma que as pessoas não precisassem de trabalhar para viver, mas acho, sinceramente, que não se trabalha só para ganhar dinheiro. Trabalha-se por uma necessidade de produção, de evolução, de crescimento. É instintivo. Tal como é instintivo, para as crianças, brincarem e evoluírem nas suas brincadeiras. A diferença está apenas ao nível da consciência e na forma como ela pesa em cada idade.
Às vezes, quando estou sentada ao computador, a trabalhar freneticamente, olho para os meus filhos a brincar, à minha frente e pergunto-me em que momento da nossa vida, e porquê, se dá esse passagem entre a evolução inconsciente e a evolução por necessidade. Entre o evoluir sem preocupações (a brincar), e a preocupação permanente de evoluir (a trabalhar). E sonho com o dia em que as duas se voltarão a fundir, em que a consciência deixe de pesar e a vida se torne, novamente, uma alegre brincadeira...

You May Also Like

3 comentários

  1. Eu não sinto necessidade de trabalhar. Generalização abusiva! "As crianças sentem necessidade de brincar, como os adultos sentem necessidade de trabalhar." Eu trabalho porque me obrigam. Eu tenho necessidade de fazer certas coisas que nem sempre seriam reconhecidas como trabalho e às quais eu não teria de chamar trabalho. É a vida...Continuo a achar que não somos diferentes de formigas, ou castores. Só que temos os fins-de-semana, para pensarmos que estamos a divertir-nos e a descansar. Estamos é a justificar o trabalho de quem tem de ganhar o seu ao fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. Também trabalho porque a vida a isso me obriga... Por mim fazia o que gosto de fazer com todas as forças do mundo. O problema é que me responderiam de imediato: "Vai trabalhar, malandro"
    E eu fui... antes que me chamassem.

    ResponderEliminar
  3. eh pá, eu sinto uma necessidade tão grande de trabalhar, como de brincar. Não passo sem a brincadeira, e faço sempre o possível para me divertir no trabalho... enquanto posso... :P |A brincar também se evolui... digo eu... :S

    ResponderEliminar