Coisas de Sexualidade

- 20.3.11

O meu post sobre as conversas do meu filho Afonso acerca do facto de as pilinhas crescerem (2 posts atrás) deu que falar. Algumas mães ligaram-me preocupadas: Onde é que ele ouviu essas coisas? Eles falam disso na escola?!
Falam. De facto, falam. Eu, por acaso, tenho a sorte de o meu filho Afonso contar tudo (lá chegará talvez o dia em que não me vai contar nada...), e de eu conseguir ir percebendo os temas que eles abordam. E, de facto, o tema do sexo é um dos assuntos na ordem do dia. O Afonso diz frequentemente coisas como:
- O (...) diz que o (...) vai fazer "sexy" com a (...). O que é que é "sexy", mãe?
- Estou tão cansado... Vou fazer sexy com uma parede...
- Eu sei como é que nascem os bebés. Os pais enfiam a pilinha no pipi das mães.
Não são coisas que ele ouve em casa, não são coisas que ele ouve na televisão. A informação circula na escola, por todo o lado, e eles digerem-na como sabem e podem. Devemos nós começar a ensiná-los e a explicar-lhes conceitos de sexualidade mais cedo? Neste momento acho que sim. Tive alguma dificuldade em perceber o porquê da urgência das aulas de sexualidade nas escolas, sobretudo quando falamos em miúdos do 1º ciclo (a antiga Primária). Mas hoje em dia acho que essas aulas são importantes e tenho uma amiga sexóloga (Vânia Beliz) que está a fazer um trabalho muito interessante nas escolas, junto dos miúdos. Tem sido muito solicitada pelas escolas para dar uma palestra aos miúdos sobre sexualidade, e a resposta deles é muito interessante, porque eles estão ávidos de explicações e têm muito mais dúvidas do que se pensa.
Antigamente falava-se pouco sobre estes assuntos, e muitos de nós fomos digerindo a informação sozinhos. Não veio mal ao mundo, por isso, mas, nos dias de hoje, com a informação que circula e os perigos que espreitam à porta, parece-me importante falarmos com os nossos filhos sobre estas matérias, se queremos uma sexualidade mais feliz e responsável.

You May Also Like

3 comentários

  1. Sempre respondi às perguntas relativas à sexualidade com toda a naturalidade. Sempre tive por base a máxima de que quando eles perguntam é porque estão preparados para as respostas (obviamente adaptadas às idades). Assim sendo, já há muito tempo que sabem como se fazem os bebés, por onde nascem, sabem o que é o período, o que são preservativos, etc, etc. Talvez por isto ter sido sempre um assunto falado com muita naturalidade é que a Margarida (6 anos) me veio dizer que não percebe porque que os colegas se começam a rir quando a professora fala sobre estes assuntos.
    Percebo que não seja fácil para todos os pais e que haja muitos que não concordam, mas para mim a sexualidade não é de todo um assunto tabu.

    ResponderEliminar
  2. Filhos esclarecidos devem ser sem duvida filhos mais felizes, e como tu dizes, com escolhas mais conscientes. O desconhecido é sempre objecto de desejo e de fantasia. E não acho que seja cedo para falar sobre sexualidade aos teus filhotes. Tanto o Sebastião como o Afonso são crianças muito inteligentes, capazes de assimilar informação doseada e protegida. E qto ao Afonso, com toda a sua imaginação, é muito bom poderes-lhe ir fornecendo a informação, mesmo que seja a conta gotas.

    ResponderEliminar
  3. Pois faz muito bem!
    Cá em casa tb se fala e responde às perguntas todas sobre sexualidade. À pergunta deles, respondo sempre com outra pergunta,"o que é que tu achas?" e assim posso ver, pela resposta, qual o grau de (des)informação sobre o assunto e ver até onde posso ir, sem adiantar informação desnecessária ou desadequada.
    E para as mães que acham estranho eles perguntarem também digo que ainda bem que os meus perguntam, pois na escola eles falam mesmo sobre tudo!( a do meu mais velho, já tem miudos do secundário, que vêm com ele na carrinha e que falam o que nem nos passa pela cabeça!).
    O mais novo, no âmbito das aulas sobre educação sexual gostou da história do Zezinho e percebeu muito bem como nascem os bébés!.
    Abraço.
    Maria Anjos

    ResponderEliminar