Coisas de gémeos

- 18.6.11

A Leonor não gosta de misturas. Sabe exactamente o que é dela e do irmão. Ela tem as bonecas, ele os carros. Ela tem os pratos e talheres cor-de-rosa, ele os azuis. Ela veste os vestidos e calça as sandálias com flores, ele veste calções e tem sandálias de menino.
A Leonor, com apenas 2 anos, sabe respeitar o que é do mano, mas ai dele que queira interferir nesta meticulosa separação. E às vezes o Dudu tem vontade de comer com a colher cor-de-rosa ou de calçar as sandálias com flores, e a mana chora imediatamente: "É da Nônô!" E corre a ir buscar o correspondente do irmão, para estabelecer a ordem que a deixa tranquila.
Hoje, no entanto, resolvi vestir nela e no irmão pijamas iguais que a avó ofereceu. E a Leonor olhou muito aflita para o pijama dela e do irmão e dizia, intrigada: "Nônô - Dudu - Nônô - Dudu". Confundi-a sem querer e ela olhava para mim com aqueles seus olhos grandes e azuis quase a rebentar de choro, como que dizendo: "Assim não vale, mamã. Quebraste a minha regra dos gémeos. Como é que eu agora vou saber de quem é o quê?".

Mães de casais de gémeos, ajudem-me: os vossos filhos também são assim? Devemos separar as águas ou fomentar a partilha e a "desorganização"?

You May Also Like

4 comentários

  1. olá,
    acho muita graça ao teu blog, principalmente admiro-te porque com três não deve ser nada fácil.
    eu só tenho uma pequenota de 2anos e 1/2, e às vezes tira-me completamente do sério. Ela tem uma personalidade muito forte (o mesmo é dizer que é do piorio).Infelizmente ando com um problema, porque não lhe consigo tirar a fralda... se lhe tirar a fralda , ela não faz perlas pernas abaixo e diz que quer fazer, mas nem pensar em fazer no pote ou na sanita. Não faz e pronto, enquanto não lhe puser a fralda fica a apertar. uma vez no inicio que tentei fez pelas pernas abaixo e começou a chorar e agora é isto. Tens alguma sugestão?

    ResponderEliminar
  2. Tenho ouvido várias opiniões sobre o assunto, e não sou especialista na matéria, mas posso falar-te da minha experiência pessoal: tive um filho que antes dos 2 anos quis tirar a fralda e tirou logo de dia e de noite ao mesmo tempo; depois outro que fez xixi pelas pernas abaixo até quase aos 4 anos (porque supostamente o crescimento da bexiga dele não foi proporcional ao crescimento do corpo); e agora tenho dois gémeos com 2 anos que ainda não fizeram uma única vez xixi nem cocó no bacio. Vou esperar mais um mês ou dois para começar a tentar. Também me lembro de um sobrinho que não fazia cocó no bacio nem por nada, e como prendia (e isso não lhes faz bem) a médica aconselhou a mãe a pôr-lhe a fralda sempre que ele pedia para fazer cocó, até ele se sentir confortável para fazer na casa de banho.
    Acho que cada caso é um caso, e talvez o pediatra, que o deve conhecer bem, possa ser um bom conselheiro. A verdade é esta: com mais ou menos dificuldade, todos acabam por largar as fraldas, e o mesmo vai acontecer com a tua pequerrucha.
    Espero que corra tudo bem :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post... eu também tenho gémeos, são 2 pequenos indios e lindos.
    Cá em casa a roupa é dos 2, mas algumas peças eles têem-nas "catalogadas" e muito bem aliás! Sabem bem qual é de qual, e o mesmo se passa com os brinquedos.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde! Tenho duas gémeas com 2 anos e 4 meses. A roupa é das duas, com excepção dos sapatos. Mas têm cores e peças preferidas. Mas elas é que sabem e dizem. Relativamente aos brinquedos acabam por ser comuns,salvo algumas excepções. Por exemplo se lhes dão dois bonecos cada uma escolhe o seu e sabem identificá-lo bem (para mim simplifica por causa das brigas pelos "bébés", já que cada uma tem os seus). Lili

    ResponderEliminar