Coisas de TPC

- 2.2.12

Não aguento mais TPCs, testes e trabalhos de casa!!!
(os dos meus filhos, claro. Não, não voltei a estudar. Essa minha vontade passou-me quando ultrapassei a barreira dos dois filhos, e agora, se voltar a pensar nela, será só daqui a uns 20 anos, partindo do princípio que não estarei já xexé... o que é absolutamente provável!)
Todos os fins de tarde, em vez de estar tranquilamente com os meus filhos a contar as novidades do dia a dia, ando a berrar atrás de um e de outro (com os outros dois ao colo), ora por causa da letra do Afonso, ora por causa da distracção do Sebastião. A um falta uma borracha, o outro esqueceu-se que tinha teste, um não sabe se é "o" ou "u", o outro tem de saber a diferença entre raiz fasciculada e tuberculosa. Socorro!! Quando os gémeos chegarem à Primária, e os outros estiverem já no 2º e 3º ciclos (onde existem quinhentas mil disciplinas com quinhentos mil testes e trabalhos), dou em louca!
"Os TPC são importantes para os pais acompanharem os filhos em casa". E que tal deixarem-nos acompanhá-los com conversas interessantes sobre História, Geografia, Filosofia, Literatura ou Ciências, entre mimos e reflexão, criatividade e interacção? Há três noites que não consigo ler uma história aos meus filhos mais velhos, antes de dormir. O Sebastião já lê e escreve bem, e o Afonso descreve correctamente o processo de germinação e distingue o sujeito do predicado. Mas não descobrimos mais um planeta no globo, não reflectimos sobre os porquês da vida, nem aprendemos uma lição com La Fontaine. Acho que vão ter Muito Bons nos testes. Mas eu vou ter Insuficiente no volume dos ralhetes, Suficientemente Menos na paciência, e Bom Menos na gestão do tempo. Com tendência a descer as notas à medida que o ano passa...

You May Also Like

2 comentários

  1. é realmente complicado gerir os trabalhos de casa dos filhos e deixar de fazer outras coisas, mas infelizmente nem todos os pais são como vocês e assim que os miúdos chegam a casa enfiam-nos em frente à tv ou computador e ali ficam eles, a fazer sabe Deus o quê... Por um lado até percebo a necessidade dos tpc's
    :)

    ResponderEliminar
  2. tens toda a razão.
    Por cá, ainda não chegou a minha vez. O Manuel ainda anda na pré e a educadora "recomenda" trabalhos para casa à maioria dos meninos da sala dele. Em relação ao Manuel nunca o fez (nem seria justo: ele já lê de forma razoavel e está a aventurar-se a escrever). Agora para o ano a ver vamos.
    É fundamental crescer para além do espartilho da pedagogia escolar.
    Este tema faz-me lembrar as "lutas"que vou tendo com a educadora do Manuel que só pensa e vê a preto e branco.
    Desculpa ter falado demasiado.
    Bj

    ResponderEliminar