Coisas de Escola criativa

- 24.9.12

(Sebastião com um profundo ar de desconsolo)

- Amanhã temos ditado, mãe. E para a semana a professora vai avaliar a leitura...

(Mamã respira fundo e pensa como já dava tudo para ter os filhos de férias outra vez...)

- Então vamos ter que trabalhar, Titão.

(O ar de desconsolo agrava. Chegam a rebentar-lhe até meia dúzia de lágrimas que, só com esforço, não chegam a cair)

- Não fiques assim, Sebastião. Vai ser tão divertido!
- Divertido, mamã?!
- Claro! Vamos fazer a coisa de forma gira..
- Gira como?
- Vamos fazer uns desenhos nas palavras difíceis. E a mãe vai escrever um texto "buéda maluco" para tu treinares a leitura.

(E não é que as lágrimas voltaram para dentro e, por detrás da boca de amuo, despontou um sorriso?)

Quando conto estas coisas à minha mãe ela ri-se, e diz-me que comigo e com a minha irmã nunca foi preciso este tipo de estratégias (embora seja suspeita para falar, porque se em casa não era preciso, na escola ela desmultiplicava-se em invenções para ensinar e motivar os seus alunos). Às vezes pergunto-me se deveria deixar de ajudar os meus filhos, se não devia deixá-los estudar sozinhos e arranjar as suas próprias estratégias de aprendizagem. Mas a verdade é que me dói o coração vê-los a estudar com ar de sacrifício, ou a achar o conhecimento e a aprendizagem aborrecidos. Sim, sacrifícios são precisos. Sim, é preciso saber lidar com o aborrecimento. Mas, enquanto conseguirmos que a aprendizagem seja uma diversão e o treino seja um gozo, é de aproveitar, não é?

You May Also Like

1 comentários

  1. Ainda bem que não çedeu ao charme do seu Titão! Ele é um doce mas quando mais cedo perceber que não se cresce sem esfolar os os joelhos melhor. A escola não é uma brincadeira e se choram porque a escola os aperta é bom sinal que não é uma bandalheira.
    Força!

    ResponderEliminar