Coisas de Maternidade no norte da Europa

- 5.8.13

De volta! E absolutamente fascinada com o fomento à natalidade nos países do norte da Europa. Um exemplo da Dinamarca:

- Enfermeiras que visitam as recém-mamãs em casa para lhes dar apoio e lhes transmitir os conhecimentos necessários.
- Constituição de grupos de mães, por zona de residência e interesses comuns, que se reúnem com frequência para troca de experiências, acompanhadas por uma enfermeira.
- 1 ano para acompanhamento dos filhos, a receber o dobro do salário.
- Bolsa para pagar o Jardim de Infância (a partir do 1º ciclo é gratuito)
- Horário habitual de trabalho: das 8h às 15h, porque é possível ser produtivo e simultaneamente ter tempo para si próprio e para a família.

Tudo isto num país onde 55% da população anda de bicicleta (e os atrelados para levar os piolhos são deliciosos!) e onde se vendem nas ruas sumos de fruta fresca e sacos de legumes para trincar.

Adoro o meu rico Portugal, a nossa luz, a nossa temperatura, o nosso calor humano e o nosso sorriso. Mas não há dúvida de que em matéria de dignificação da maternidade e valorização das criança que serão o futuro do país (deixo a ecologia e a alimentação para outras núpcias), estamos a precisar de umas valentes reformas...

You May Also Like

2 comentários

  1. Olá, mãe linda1 Há 3 anos visitei a Dinamarca, a Noruega e a Suécia. E, na verdade, volta-se tão diferente, a pensar como é possível que valores como a honestidade perante os impostos para o bem de toda a população sejam considerados como algo acima de qualquer dúvida...E nós aqui cada vez mais longe daquele mundo!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida... é toda uma mudança de paradigma que precisamos de fazer. A minha esperança é que, nós pais, com vontade de mudança, consigamos educar toda uma nova geração, e a preparemos para levar a cabo a "transição" necessária. Um beijinho, Mariana.

    ResponderEliminar