Coisas de sonhos e o nosso maravilhoso inconsciente

- 13.5.14

(Afonso) Mãe, sabes que se eu me concentrar muito antes de ir dormir, consigo sonhar com aquilo que quero?


Comecei há uns anos a interessar-me por sonhos justamente por perceber que os sonhos do meu filho mais velho eram tão loucos quanto os meus.

(Mãe) E que género de sonhos é que tens?
(Afonso) São aventuras no submundo. Antes de me deitar eu penso nos cenários e nas minhas evoluções e depois às vezes consigo sonhar com aquilo que imaginei.

Falei-lhe sucintamente das investigações que estão a ser feitas neste momento no campo dos sonhos, e expliquei-lhe o que era o chamado "sonho lúcido".

(Mãe) A mãe às vezes tem sonhos lúcidos, mas fica muito assustada. Quando percebo que estou dentro de um sono começo logo a tentar acordar.
(Afonso) Eu cá não. Uso a minha máxima de vida: que se lixe! E continuo a aproveitar...
(Mãe) Qualquer dia ainda tentamos sonhar o mesmo sonho juntos.
(Afonso) Consegue-se?
(Mãe) Há quem consiga. E quem consiga fazer muito mais coisas durante o sonho. Não te esqueças que há grandes vultos das História que tiveram as suas maiores ideias a dormir. Músicas, invenções, histórias para livros...
(Afonso) Pois, mãe... mas eu ainda sou uma criança. Por enquanto gosto mesmo é de ir ao submundo e passar de nível...

A conversa foi um pouco surreal, mas é a prova bem clara, claríssima, do pouco, pouquíssimo que sabemos sobre a nossa mente humana...

You May Also Like

1 comentários

  1. Gosto imenso de ler o seu blog. E fico sempre nostálgica com o que o seu filho Afonso diz. Também me lembro de sonhar com aquilo que queria quando era pequena, era mesmo possível. Parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar