Coisas de mais horas para dormir!

- 12.1.15

Mãe com 4 piolhos elétricos enfiados num gabinete minúsculo de consulta pediátrica.
Mãe parece uma barata tonta, ajudando uns a despir-se e a vestir-se, tentando que outros não mexam em nada, que outros não partam nada, que outros não gritem e outros não comecem à zaragata, respondendo à médica com os monossílabos possíveis.

- Boletim de vacinas?
- Aqui.
- Alguma queixa?
- Não.
- Dorme bem?
- Sim. E não.

Felizmente anda tudo com saúde, a consulta era de rotina, é preciso ir rever olhos e dentes, matar possíveis lombrigas e manter debaixo de olho a coluna do Afonso. E é preciso pô-los a dormir mais.

- Mas pô-los a dormir mais, como?

Com escola, atividades desportivas ou musicais, trabalhos de casa e estudo, jantar (que já é pontualmente às 20h, tipo regime militar), lavagem de dentes e história... como enfiá-los na cama antes das 21.30h?
Acordar mais tarde, de manhã, era o meu sonho. Mas os mais velhos entram às 8.25h, o nosso trajeto demora pelo menos 15/20m de carro, e é preciso pelo menos uma hora para pôr esta malta a despertar, resmungar, comer, vestir-se e lavar os dentes. Se não os despertar às 6h45m, não chegamos a horas...

No regresso vim a fazer contas de cabeça. A pensar onde podia cortar (e a pensar no que me apetecia cortar nos TPCs!) e naquilo de que não me apetecia mesmo nada abdicar (atividades desportivas, a nossa história de boa noite. Espera... era isso! A nossa história de boa noite!)

- Meninos, hoje a mãe conta a história enquanto vocês jantam!

Enquanto deglutia a minha própria comida, fui-lhes lendo a história, hoje sobre animais curiosos em vias de extinção. Entusiasmei-me... entusiasmei-os... Resultado? Demoraram o dobro do tempo a jantar! E, claro está... só estavam na cama às 21h30!

Alguém que me ajude... há por aí estratégias milagrosas para pôr os filhos a dormir mais cedo, sem deixar de fazer as coisas chatas nem abdicar das coisas boas?

You May Also Like

2 comentários

  1. Boa noite.
    Eu também me deparo com o mesmo problema e não consigo cortar tempo à noite (só se for nos TPC! e a vontade que eu tenho de, às vezes o fazer! Mas não pode ser...).
    Estive a ver o seu tempo de manhã e, a mim, parece-me demasiado! É certo que tem os mais pequeninos que darão mais trabalho, mas eu, com os meus, 3o minutos chegam de manhã para se arranjarem e tomar o pequeno almoço (os meus têm 11 e 13 anos, mas já é assim há bastante tempo). Para isso, à noite ficam de banho tomado e roupa interior mudada. Depois, quer mochilas, quer roupa, fica tudo pronto à noite, assim como os lanches (deixo só as sandes, quando não são em pão de forma, para fazer de manhã. se é com pão de forma, que os meus gostam do cereais da bimbo, ficam prontas e embrulhadas em papel prata no frigorífico. os lanches são leite ou iogurte, pão, fruta e barras de cereais. tudo isto,excepto o iogurte, podem ficar nas bolsas dos lanches!). deixo também os tabuleiros prontos na cozinha com a tigela para os cereais (que é o que eles gostam de manhã), os cereais já na mesa, talheres, tudo!
    De manhã, acordo-os e vou à cozinha colocar o leite no microondas e subo para eles se levantarem. vestem-se em fazem a higiene em 10 minutos, comem em menos de 15 minutos, lavam os dentes e calçam-se no restante. E pronto, estamos preparados para sair de casa ( claro que antes arranjo-me eu). Combinei este esquema com eles e resultou. claro que no inicio tinha de lhes ir lembrando o tempo mas agora já não é preciso dizer nada!
    Espero que ajude de algum modo a conseguir encontrar o vosso ritmo de manhã em menos tempo.
    Aproveito também para lhe dizer que gosto muito deste seu blog, assim como dos seus livros. obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!!!
    De facto, gastamos muito tempo de manhã. Para isso contribui o facto de ter 4 filhos que, de 5 em 5 minutos, já se esqueceram que têm de se despachar e põem-se a contar anedotas, a jogar à bola, a montar legos... (e o meu compromisso para "Berrar Baixo" falha logo na primeira hora da manhã!). Acredito que com mais alguma idade e maturidade (que espero que venha com a idade) essa questão vai ao sítio. Mas até lá, vou tentar deixar mais coisas organizadas à noite. É uma óptima solução. Pôr a mesa e arrumar os lanches parece que ocupa pouco tempo, e que não é isso que faz a diferença, mas de facto, todas essas pequenas tarefas somadas podem valer-nos, pelo menos, mais uma meia hora de sono...

    ResponderEliminar