Coisas de Atelier de Pintura

- 10.7.15

Enquanto os manos se divertiam e praticavam o seu desporto numas clínicas de hóquei (nas quais o pequeno Dudu participou pela primeira vez... e regressou bem mais desenrascado!), a Nonô sentiu a casa vazia e pediu para fazer qualquer coisa. Podia ter sido apenas uma boa brincadeira com a mamã, um passeio mais divertido, mas a mamã estava aflita a fechar trabalhos, não daria para grandes invenções. Ao final da primeira manhã, já a Nonô tinha feito de tudo para me arrastar até ao quarto dela onde tinha montado um pequeno supermercado (e como ela adora trabalhar na caixa, passar os produtos que eu lhe compro, pedir-me dinheiro e dar-me um talão - dos que ela junta sempre que vamos a qualquer lado), resolvi que teria de arranjar uma solução para esta loooonga semana. Fui visitar o seu supermercado, mas enquanto isso pesquisava no telemóvel qualquer atelier que lhe ocupasse as tardes. Assim poderia brincar um bocadinho com ela de manhã, e à tarde despacharia o trabalho, enquanto ela estivesse a fazer qualquer coisa que lhe interessasse.

- E se fosses fazer um atelier de pintura?

Adora pintar, disse imediatamente que sim, aos pulinhos. A escola que a mamã escolheu ainda tinha vaga e, uma hora depois já estava à porta, a deixá-la, com uma pasta na mão (que era a minha pasta das pinturas quando tinha pouco mais do que a idade dela).

- A mamã vem-te buscar daqui a 3 horas, pode ser?
- E eu vou ficar aqui sozinha?
- Não é sozinha. Tens aqui vários meninos da tua idade e professores.

Os seus olhinhos ficaram um pouco molhados e olharam-me, receosos.

- A mamã vai ficar aqui perto, a trabalhar. Vai correr tudo bem.

Abraçou-me. Abracei-a.

- Não queres ficar, querida?
- Quero. Eu só preciso de um bocadinho...

Respirou fundo. Abriu muito os olhos, sorriu-me e lá partiu o seu lugar. E eu saí da escola a pensar que estava a obrigá-la a crescer. 6 anos acabados de fazer e estava sozinha num atelier de pintura, sem ninguém conhecido... No que é que resulta?

Resultou, de facto, num crescimento e uma maior autonomia. O curso estava bem estruturado e, a ao final do primeiro dia, a minha filha já estava a perguntar-me se, para além daquela semana, poderia ir noutras. Hoje, trouxe os trabalhinhos que fez e mostrou-os orgulhosamente aos irmãos. Amanhã, vamos pendurá-los no seu quarto. E a minha pequena artista, esta semana, tornou-se grande...



PS - Aos interessados, deixo o link da Escola de Artes Pedro Serreno, a quem agradeço pelo cuidado e apoio: http://escoladeartespedroserrenho.blogspot.pt

You May Also Like

2 comentários

  1. Bom dia.

    Como imaginam eu e a Professora Ana Marreneca ficamos emocionados com a publicação/comentário da Sara Rodi.

    São sem duvidas estes momentos e claro comentários que nos fazem ficar orgulhosos do que proporcionamos e realizamos.:)

    Obrigado à Leonor e à mãe Sara pela vinda e reconhecimento.

    Pedro Serrenho Reis

    ResponderEliminar
  2. É totalmente merecido :).
    A repetir com toda a certeza...

    ResponderEliminar