Coisas de Educação Sexual para crianças

- 1.1.16

A ideia nasceu há uns 3 anos, durante as minhas longas conversas com a Vânia Beliz sobre aquilo que, do ponto de vista da necessária educação sexual, fazia falta aos pais, professores e educadores. Consciência de que, face à quantidade de informação disponível a que qualquer criança tem acesso neste momento, é preciso CONVERSAR, EXPLICAR, EDUCAR, creio que todos aqueles que lidam com crianças já têm. Mas como fazê-lo? Como abordar aqueles temas que, para tantos de nós, ainda continuam a ser tabus? Como responder corretamente às perguntas das crianças, sem as deixar insatisfeitas, mas simultaneamente não indo além daquilo que elas podem compreender?
Eu era uma mãe a braços com filhos muito curiosos sobre o corpo humano, a reprodução e a sexualidade de uma forma geral. A Vânia andava já nas escolas há vários anos, a trabalhar estas temáticas com alunos e professores. E a ideia surgiu: vamos transformar isto em livro! Ajudar pais, professores e educadores a abordarem estes temas através de uma história infantil, apoiando-os através de um guia que o livro traz no final para dar resposta às perguntas que as crianças poderão fazer em cada momento da história. Sendo que desejávamos muito que este livro fosse também um ponto de partida para, em família ou nas escolas, se trabalharem questões como a igualdade de género e a prevenção da violência sexual.
O livro nasceu, com as ilustrações fantásticas da Celia Fernandes, prefácio do pediatra Mário Cordeiro, e uma editora que acreditou connosco - a Marcador. Dia 7 estará nas livrarias de todo o país, e eu e a Vânia estaremos disponíveis para visitar escolas e bibliotecas, conversar com pais, professores, educadores e crianças sobre algo em que acreditamos muito: que a educação sexual é fundamental para um crescimento adequado, para um maior respeito pelo nosso corpo e pelo corpo do outro, para um maior respeito pela diferença e uma maior igualdade de género, que contribua para um futuro melhor, uma sociedade mais justa, equilibrada e responsável.
Contamos convosco para nos ajudarem nesta grande aventura...

(e até lá, visitem a nossa página de FB: https://www.facebook.com/aviagemdepeludim/?fref=ts)

You May Also Like

5 comentários

  1. Vou comprar e adorar de certeza, até porque cá por casa as questões são muitas. Beijinhos e sucesso

    ResponderEliminar
  2. Vou comprar e adorar de certeza, até porque cá por casa as questões são muitas. Beijinhos e sucesso

    ResponderEliminar
  3. Ah, sim, de certeza, Carla! A avaliar pelas muitas questões do Sebastião... ;). Temos de ter uma conversinha de pé de orelha (não publicável!) sobre este assunto...

    ResponderEliminar