Coisas de ACANAC

- 30.7.17


Já tinha saudades de fazer a mochila... Espalhar tudo por cima da cama, dobrar, encaixar, riscar os ítens na lista para nada falhar...
Mas desta vez não foi para eu ir acampar! A filhota mais nova vai ao seu primeiro acampamento nacional! Sete dias longe dos papás, mas a viver - assim quero acreditar - uma experiência única, como todas aquelas que eu vivi nos muitos acampamentos de escuteiros a que fui, ao longo da vida.

(Nonô) Quando é que foi o teu último acampamento?

Fiz as contas... e não devia ter feito. Já foi há 20 anos! Como é que passaram 20 anos?!
E em 20 anos, tanta coisa mudou...
* Para já, existe a Decatlon, onde existem 20 modelos de mochilas, lanternas, cantis, sacos de cama, e tudo e mais alguma coisa para todos os preços.
* Depois, existem campos escutistas, com condições que no meu tempo nem sonhávamos ter, num acampamento.
* Depois, existem telemóveis, youtube e redes sociais, onde os chefes vão colocando informações diariamente, para sossego dos ansiosos papás (onde eu, claro está, me incluo). Mas como é que os nossos pais sobreviviam a tantos dias sem notícias?!
* Por último, trabalham-se nestes acampamentos temas que me dizem tanto (que se calhar já eram trabalhados na altura, mas só agora percebo a sua importância)... Da Ecologia à Igualdade, cada escuteiro é chamado a proteger a Terra e todos as espécies, assim como a respeitar cada Homem como um irmão. Dizia-me há tempos a minha filha que a Escola deveria ser como os Escuteiros: a aprender coisas realmente importantes para a sua Vida, no meio da natureza. E eu estou mesmo em crer que, se assim fosse, a Humanidade tomaria mais rapidamente um outro rumo, aquele que todos desejamos para um futuro melhor.

Bom acampamento, filhota!
Boa caça a todos os restantes 20 mil escuteiros!





You May Also Like

3 comentários

  1. Tenho lá 2 lobitos e uma exploradora. Seguiram há pouco e acho que levaram o meu coraçãozinho com eles... Mas tenho a certeza que se vão divertir para lá de muito :)
    Boa caça para todos!

    ResponderEliminar
  2. Três filhos num ACANAC? Que mãe coragem!
    Vão divertir-se, sim :). Também tenho a certeza. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar