Coisas de Cocós

- 15.11.06

Coisas de Pais
O Afonso de vez em quando tem uns ataques escatológicos e responde a todas as perguntas que eu lhe faço com “cocó” e “xixi”. Chega a elaborar frases complexas, dados os seus três anos acabados de fazer, como “vou fazer xixi na tua boca”, ou “vou fazer cocó no sofá”. Na rua lanço-lhe olhares cheios de ameaças ferozes (como sentá-lo no sofá das luzes para ele pensar na vidinha, ou desligar-lhe o som do Ruca... espero que a Amnistia Internacional não esteja a ler isto!), mas em casa opto por ignorá-lo, e os meus ouvidos habituam-se ao som do cocó e xixi, assim como o nariz se habitua ao seu cheiro, quando o sento na sanita para as descargas habituais. (Os cinco sentidos da mulher mudam tanto quando ela se torna mãe! Ela passa a ouvir um filho que se mexe um centímetro debaixo dos lençóis num quarto a cinco metros do seu; cheira cocós numa fralda a outros tantos metros de distância; vê as maiores asneiradas a milhas – já para não falar do seu sexto sentido que as adivinha. Mas, com a mesma facilidade, fecha os ouvidos aos gritos espontâneos dos filhos – “é bom para lhes abrir os pulmões” – e limpa-lhes cocó como quem folheia um livro – espreitando as texturas e cores diversas. O nariz liga ou desliga conforme as circunstância, e a boca tanto diz “Ai malandro que fizeste xixi na cama!”, como “Boa! O teu cocó já está molinho”...)
Pois é. Se calhar o meu filho fala tanto em cocó e xixi, simplesmente porque eu às vezes parece que não sei falar de outra coisa. O Afonso tem o cocó preso, o Sebastião tem cocó mole, e muitas vezes, a primeira coisa que pergunto à minha empregada quando chego a casa é “e então? Como é que estamos de cocós?” – para decidir que fruta lhes dar ao jantar, que verduras comprar para as sopas do dia a seguir... ou simplesmente porque tenho a minha cabeça cheia de cocó (para não dizer m...) e não me lembro de mais nada para perguntar.
Qualquer dia o meu querido filho, em mais um dos seus ataques escatológicos, chama-me de “mamã cocó”...

You May Also Like

3 comentários

  1. Olá.
    Sou prima da Cata e foi ela que me deu o endereço do teu blog pois sabia que me iria interessar por tb eu ter um pequenote de 19 meses (o Manel) tb ele primito da Cata (dahh...).
    Resumindo, li e gostei bastante... e há aqui assuntos de que tratas que me interessam bastante.
    Convido-te tb a espreitares o meu cantinho.

    Beijinhos
    Rita e Manel

    ResponderEliminar
  2. Já agora (e respondes só se quiseres) que idade têm os teus filhotes??

    ResponderEliminar
  3. O Afonseto tem 3 anos e o Sebastião 13 meses. São o orgulho da mamã (nota-se, não é?). A Catarina já me tinha falado de ti. Claro que vou espreitar o teu blog! Trocar assim ideias e opiniões é mais interessante que ler a Pais e Filhos...
    Um beijinho de mãe para mãe e um Trimm no Manelinho

    ResponderEliminar