Coisas de Ensino e um blog por conhecer

- 16.7.13

Nasceu um blog dedicado ao ensino, da Ana Soares (professora) e da Bárbara Wong (jornalista), que vale a pena conhecer: http://www.educaremportugues.com/2013/07/resultados-dos-exames-nacionais.html

Eu não me contive, e lá estive a rabiscar umas coisas (muitas coisas... desculpem!), em busca de ver respostas para as minhas inquietações de mãe, que agora resumi nestas questões, que acho urgentíssimo discutirmos:


- Para que serve exatamente o ensino?
- Que tipo de alunos estamos a formar e para quê?
- Que modelo de sociedade queremos construir e de que forma estamos a contar com os nossos jovens?
- Quais são exatamente as funções (para além da pedagógica) dos professores? (sendo que cada vez mais os pais não têm tempo para formar os seus filhos)
- Que responsabilidade têm os pais, na formação daqueles que são o futuro do país e do mundo?
- Deverão também os pais, a par dos professores, ter formação para criarem a geração do futuro?
- Qual é o perfil dos alunos de hoje? Estará o tipo de ensino adequado aos tempos que correm e às suas mentes hoje tão rápidas, irrequietas e estimuladas? Qual a melhor forma de lhes dar vontade de aprender?
- O que pode ser verdadeiramente interessante e útil ensinar-lhes, para a sociedade que queremos construir? E de que forma podemos rentabilizar os seus dons e talentos?

Estejam completamente à vontade para responder (se quiserem, só àquilo que vos interessar). Acho mesmo que temos de fazer este debate, e nós, pais, não podemos assistir a ele "de fora", porque os alunos são nossos filhos e estão à nossa responsabilidade. E o que fizermos deles será aquilo que o país será, daqui a uns anos...

You May Also Like

7 comentários

  1. Então? O meu comentário desapareceu? O vídeo era sobre o sistema de ensino na Finlândia.
    Fiz alguma coisa errada?

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Sara, pela partilha.

    São, de facto, preocupações que partilhamos e que vivo tanto como mãe como profissional. Desejo um sistema de ensino que dê resposta a estas inquietações e desenvolva plenamente as nossas crianças, filhos e/ou alunos. Infelizmente, acho que estamos muito longe... Resta-nos confiar na dedicação e paixão dos profissionais que, com sorte, vamos encontrando pelo caminho.

    PS - eliminei sem querer a primeira versão deste comentário.

    ResponderEliminar
  3. Olá Mammy, só me apareceu um comentário seu. Mas fiquei muito curiosa com esse vídeo :). Se não conseguir postá-lo pode enviar-mo para sara.rodi@olivrodaminhavida.com e eu partilho-o aqui no blog. Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo, Ana. Também não tenho dúvidas de que os profissionais o vão fazendo, na medida dos recursos que têm e das regras que lhes são impostas. Mas estamos num ponto crucial da nossa História, em que se debate a "salvação" do país. Não existe "salvação" sem prepararmos convenientemente a próxima geração, para que ela não cometa os mesmos erros e esteja preparada para os grandes desafios que a esperam. Da próxima geração sairão os futuros líderes, profissionais e pais do país. Estaremos a dar-lhe todas as ferramentas necessárias para esse futuro? Não poderá Portugal ser corajoso nesta matéria (como em várias outras a precisar de debate e de planificação a longo prazo) e criar soluções que se adequem aos jovens que temos e ao país que queremos?

    ResponderEliminar
  5. Aqui está o vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=c2JGeGNxlh4
    É um bocadinho longo, mas vale a pena ver.
    Espero que desta vez não desapareça.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Mammy. De qualquer forma já copiei o link. Vou ver com atenção. E obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar